Até a década de 1970, os recursos hídricos da região serviam quase que exclusivamente ao lazer dos moradores locais, sendo visitados principalmente pelos amantes da pesca, inclusive pesca submarina com arpão, com a concordância dos proprietários das fazendas. Nessa época, os atrativos mais visitados eram a Gruta do Lago Azul e a Ilha do Padre, o primeiro atrativo turístico que recebe infra-estrutura para o lazer no Município de Bonito.
Quando às cavernas, as primeiras medidas tomadas pelo poder público ocorre no final da década de 1970, culminando com a aprovação do processo de tombamento da Gruta do Lago Azul pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – em seguida homologado pelo Ministério da Educação e Cultura. No início da década de 1980, os espeleólogos Clayton Ferreira Lino e Paulo Boggiani foram convidados pela Doutora Lélia Rita Estevão de Figueiredo Ribeiro, na época Diretora da Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul a realizar vistoria em algumas cavernas, tenho do descoberto diversas outras na região entre elas o Abismo Anhumas.
Essa é só um pouco das histórias que são contadas na Casa da Memória Raída, Espaço Cultural, museu e contação de Histórias.
Um oportunidade única de mergulhar nas histórias e se embebedar de nossa maior riqueza, memórias. Lembrança dos bravos índios guerreiros, Kadwéu. Silvino Jacques, o bandoleiro. Sinhozinho, o curandeiro milagroso e muitas outras…
Foto: Paulo Robson de Souza
Aberto de terça a Domingo das 18:00 às 22:00
Contação de Histórias: 19:00hs
Contato: 67 3255 4758 / 996361103
Email. casadamemoriaraida@gmail.com
Saiba mais: casadamemoriaraida.blogspot.com