Nós do VisitBonito, gostariamos de fazer algumas considerações quanto a reportagem do site CAMPO GRANDE NEWS, veiculado no dia 27/02, onde o site relata a seguinte história ” Em um domingo de sol, sem chuva, fui surpreendido com um vídeo enviado por um amigo que estava passando o fim-de-semana em Bonito, e se surpreendeu ao perceber que água do rio Formoso estava turva. “Não é mais como antigamente”, falava ele no vídeo, “A água não é mais transparente. Não dá para ver nada” a respectiva matéria não apresentou o vídeo mencionado ou se quer uma imagem do rio. 

Queremos apenas apresentar os fatos e dizer que muito trabalho esta sendo feito para garantir a proteção ambiental dos rios de Bonito, vamos aos fatos, a imagem abaixo apresenta o Rio Formoso turvo? 

Não! Essa foto tirada no dia 24/02 (Domingo) às 11:30 da manhã, ela mostra um domingo de sol e calor, por acaso o último domingo e apresenta o oposto da reportagem, nesse mesmo dia publicamos um vídeo em nosso Instagram, veja aqui a publicação, mostrando o Rio Formoso (Balneário Municipal).

Queremos com essa matéria deixar claro para todos que Bonito, assim como qualquer outra região enfrenta problemas e tem muitas pessoas e instituições trabalhando e contribuindo para que a proteção do meio ambiente seja garantida, como é o caso do IASB (Instituto de Águas da Serra da Bodoquena) que desenvolve diversos trabalhos na região.

A Agência Curupira Turismo, que organiza excursões todos os anos e esta com um novo grupo partindo de Ubertândia/MG, marcado para agosto, entrou em contato conosco perguntando sobre a situação dos rios. Na data de 26/02 tivemos uma chuva de 140mm, e consequentemente os rios turvam, o Sr. Wesley proprietário da agência nos relatou – “Igual aqui na Serra da Canastra (outro destino operado pela agência), sem chuva água cristalina, com chuva água turva” concluiu Wesley.

População, iniciativa privada, poder público estão monitorando e trabalhando para proteger a natureza, como é o caso do Instituto Amigos do Rio da Prata que fez a seguinte publicação, explicando sobre o turvamento do Rio da Prata e relatando o trabalho de conservação do solo realizado nas propriedades rurais da região.

Isso tudo mostra que diversos trabalhos estão sendo realizados e todo o trade turístico de Bonito e região, poder público e população tem trabalhado e cobrado mecanismos de proteção ambiental, e mais importante ainda é relatar que a resposta a todo esse trabalho estão surtindo efeito, como relatou o Instituto Amigos do Rio da Prata em sua publicação na data de 27/02 e lembra ainda que a flutuação na Nascente Olho D’água e muitos atrativos turísticos da região não são afetados pelas chuvas e operam normalmente.

O governador Reinaldo Azambuja anunciou no último dia 13 que vai publicar um decreto específico para proteção do Rio da Prata, compartilhado pelos municípios de Bonito e Jardim. “Vai ser publicado um decreto estabelecendo regramento específico para a região. Precisa de maior proteção, cuidado do solo e a produção deve ser com sustentabilidade para não trazer problemas ambientais”, afirma Reinaldo. 

Fizemos contato com o Campo Grande News, apresentando essas imagens mas não nos responderam até o momento.

“NÃO VAMOS PERDER BONITO”, convidamos todos a acompanhar o VisitBonito nas mídias sociais (Facebook  e Instagram)  e ficar por dentro de tudo que acontece em Bonito e região. 

Agora fiquem com o vídeo feito no Balneário Municipal de Bonito neste domingo, dia 24/02.

Por Breno Teixeira

WhatsApp chat