Considerada o cartão postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul é sem dúvidas um dos tesouros da Serra da Bodoquena, localizada a apenas 21km do centro da Capital do Ecoturismo.
Desenvolvida em calcários da formação Bocaina é destaque na bio-espeleologia e na paleontologia nacional, com ocorrência de fauna troglóbia e fósseis da Megafauna Pleistocênica (já foram identificados fósseis de preguiça gigante e tigre dente de sabre no fundo do lago). É o um dos atrativos ecoturísticos mais procurados do Brasil, devido aos seus espeleotemas e seu lago subterrâneo de vibrante cor azul, quando atingido pelos raios solares. É tombada como Patrimônio Natural pelo IPHAN e protegida em nível estadual (Unidade de Conservação Estadual “Monumento Natural Gruta do Lago Azul”). É um sítio aprovado pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) (Boggiani et al., 2009)
Após garantir a reserva de sua entrada, é chegada a hora de conhecer esse pedacinho do paraíso na terra. A Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo, após trilha de 300m partindo da recepção, inicia-se a descida da escadaria de aproximadamente 300 degraus e ao final o visitante se depara com o lago que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimas espeleotemas de milhares de anos.
Não é permitido entrar no lago, é apenas para contemplar. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação. Após um breve descanso e fotos, o retorno é feito pelo mesmo caminho.
Existe também um projeto paralelo, que estuda um crustáceo pré-histórico que vive nas águas da Gruta do Lago Azul, tão antigo quanto os próprios dinossauros, trata-se de um camarão de água doce denominado Potiicoara Brasiliensis, catalogado em 2002.
Site recomendado pela Embratur